Rodrigo
Astrophoto

Eclipses 2025 - Portugal

Melhor Local de Observação(Eclipse Total): Regiões da America(continente)
Melhor Local de Observação em Portugal(Eclipse Total): Arquipélago dos Açores
Note:
- A fase penumbral não é visível a olho nu! Apenas telescópios, binóculos ou equipamentos capazes de ampliar a imagem conseguem ver/capturar esta fase. Durante este momento, a Lua perde cerca de 10% do seu brilho, uma mudança imperceptível ao olho humano.
- O eclipse total acontecerá durante o crepúsculo matutino. Nesta altura o céu estará bastante claro, o que poderá dificultar a visualização do eclipse.
- No momento máximo do eclipse visível, o Sol já terá nascido e a Lua estará quase a pôr-se, aumentando as interferências atmosféricas e da luz solar que podem dificultar ou até mesmo impedir a observação do eclipse.
- Para minimizar interferências com obstáculos no campo de visão, procurem um local sem obstruções e com a linha do horizonte livre a oeste.
Nota: Todos estes horários foram calculados para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. Em outras regiões, algumas fases podem ocorrer um pouco mais cedo ou mais tarde, mas a diferença será mínima (apenas alguns minutos).

Melhor Local de Observação(Eclipse Parcial - Sol 91% coberto): Regiões a Norte do Canada(Terra Nova e Labrador, Quebec e Região Norte de Nunavut).
Melhor Local de Observação em Portugal(Eclipse Parcial - Sol 30% coberto): Distrito de Viana do Castelo, Braga e Porto
Nota:
- Nunca olhar diretamente para o Sol sem a devida proteção. A exposição direta pode causar danos permanentes à visão como cegueira. Para observar o evento com segurança, utilize: óculos de eclipse certificados(com filtros que bloqueiam a radiação solar nociva), filtros solares para telescópios e binóculos, mascara de soldar com filtro de Grau 14 ou superior(ANSI Z87.1) ou métodos indiretos de projeção.

Melhor Local de Observação(Eclipse Total): regiões da África Oriental, Ásia e Austrália.
Melhor Local de Observação em Portugal(Eclipse Total): Distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança
Nota:
- A fase penumbral não é visível a olho nu! Apenas telescópios, binóculos ou equipamentos capazes de ampliar a imagem conseguem ver/capturar esta fase. Durante este momento, a Lua perde cerca de 10% do seu brilho, uma mudança imperceptível ao olho humano.
- Para minimizar interferências com obstáculos no campo de visão, procurem um local sem obstruções e com a linha do horizonte livre a este.
- Quando a Lua nascer, já estará eclipsada e começará a sair da umbra (a sombra mais escura da Terra). Nesse momento, o Sol terá acabado de se pôr, e a Lua surgirá no horizonte durante o crepúsculo civil, período em que a luz solar prejudicará a observação do fenômeno. Somente a partir das 20h23, com o início do crepúsculo náutico, o céu estará mais escuro, proporcionando melhores condições para acompanhar o eclipse.